Você já abriu a geladeira da sua casa, e de repente, entrou pelas suas narinas um cheiro bem desagradável? Um cheiro de azedo? Cheiro de algo que já passou do tempo de ter sido jogado fora mas por algum motivo ainda está ali?
Pois bem, já conversou com alguém que quando abriu a boca saiu amargura ou azedume?
Em 2018, meu filho mais novo tinha oito anos, o Gabriel, e ainda estava aprendendo a lidar com suas emoções. Às vezes ele ficava bravo, chateado, chorava, e quando perguntava para ele o que ele tinha, ele olhava para mim, com aquela cara de choro, bravo ou triste, e me dizia: - "Não tenho nada!”
Essa era a reposta de praxe: Nada! O corpo, a voz, o rosto, o comportamento, tudo indicava que tinha algo, mas ele não conseguia se dar conta do que estava sentindo e falar de suas emoções. (o mais triste e ver adultos agindo da mesma forma… mas fica para outro texto)
Então eu dizia, e ainda digo para ele: -"Conte para mim o que você tem, fale o que te deixou chateado, entristecido, o que está doendo, porque se você guardar isso para você, isso que está aí dentro vai azedar."
Mas ele ainda é uma criança! Ainda está aprendendo que emoções não faladas nunca morrem e saem da pior forma depois mais tarde. (Freud)
As dores e traumas vividos na infância, quando não tratados, ficam sempre doendo, isso porque o inconsciente é atemporal. Não importa se passaram 10, 20 ou 30 anos, se não for tratado e ressignificado vai ficar doendo como se estivesse vivendo novamente.
Mas o fato é que infelizmente muitas crianças chegam e já chegaram na vida adulta sem aprenderem essa importante lição, e tem dentro de si tantas dores, sentimentos e emoções antigas que estão saindo "até pelas orelhas”. Passam boa parta da vida re-sentindo, presos em uma má-agua.
Brincadeiras à parte, as emoções não expressas vão sair, pode não ser pela fala, a via natural, mas vão sair!! Sairão através de sintomas, físicos e psíquicos, agressividade, doenças psicossomáticas e doenças mais graves como por exemplo o câncer.
Então atenção!! Quando você for limpar sua geladeira para jogar aquelas coisas velhas e podres fora, lembre-se também de tirar um tempinho para olhar para dentro de si e verificar se há algo que já venceu o prazo de validade.
Katia Ferreira
Comments